Cresce busca por cursos da área de saúde no Brasil; saiba como se preparar para os vestibulares

Os cursos da área de saúde no Brasil crescem exponencialmente, com isso, há também o aumento da concorrência. Para sair à frente e conseguir entrar no curso dos sonhos é fundamental que você tenha uma boa preparação durante o ano.

Entre os cursos mais procurados estão: medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, biomedicina e fonoaudiologia. Os cursos técnicos também estão em ascensão, como por exemplo, técnico em enfermagem ou nutrição.

Dicas de aprovação

Saber como se preparar para as provas é a chave mestra para aprovação. Veja mais detalhes e conheça as principais dicas para ter um bom desempenho nas provas.

  • Conheça a banca

Conhecer a banca que vai organizar a sua prova é fundamental para um bom desempenho. Isso porque, desse modo, fica mais fácil realizar um estudo efetivo e buscar resolver provas anteriores com a mesma banca da prova que você estiver inscrito.

  • Tenha uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos é fundamental para quem busca aprovação em cursos da área de saúde. 

Por serem cursos concorridos, os candidatos se preparam com afinco. Sendo assim, a dica principal é você ter constância nos estudos e realização das questões.

  • Estudar as matérias de peso

Geralmente, as disciplinas que tem um peso maior nas provas para cursos da área de saúde são:

  1. Matemática;
  2. Biologia;
  3. Física;
  4. Química

As áreas de exatas precisam de uma atenção especial. A dica principal é realizar questões anteriores e dividir as disciplinas por conteúdos. 

Não esqueça da redação. Essa disciplina tem peso em todos os cursos e, principalmente, em vestibulares voltados para a área da saúde.

  • Não esqueça da língua estrangeira

Os vestibulares e ENEM cobram língua estrangeira como uma das disciplinas. Apesar de muitas pessoas não se atentarem à importância, às questões de idioma estrangeiro podem ser utilizadas como desempate no resultado final.

O vestibular PUC SP, por exemplo, avalia o candidato por meio de 10 questões de língua estrangeira. O quantitativo pode mudar a depender da instituição.

O candidato pode escolher entre inglês, francês e espanhol. Algumas seleções ainda contam com italiano e alemão, porém, não é muito comum.

  • Realize provas anteriores

Treinar as questões é fundamental, mas, conhecer o vestibular escolhido por você faz toda a diferença. Em sua grande maioria, no próprio site da universidade conta com os vestibulares anteriores. 

Caso não encontre, busque no site da banca responsável pelo vestibular e treine bastante as questões.  Identificar os erros e corrigi-los de forma efetiva também garante um ótimo aprendizado.

O processo também facilita a fixação do conteúdo e um excelente desempenho nas provas, principalmente se você vai realizar algum vestibular de medicina, que está entre um dos mais concorridos do país.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *